As empresas “feitas para durar e as feitas para fechar”

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   O livro “Feitas para Durar” (Collins & Porras, 2015) demonstra um estudo de mais de 10 anos sobre os fatores decisivos no sucesso de um grupo de empresas globalmente bem sucedidas. Não se trata de um estudo simplista comparando empresas de sucesso com empresas fracassadas. As conclusões, neste caso, seriam muito óbvias.

   O estudo procura identificar as diferenças entre as organizações que há décadas (já há 3 ou 4 gerações) se mantém na liderança de seus segmentos e as que, no mesmo período, se mantém em segundo lugar. Ou seja, seria como tentar identificar as diferenças entre um atleta olímpico que tem sido, nas últimas 3 olimpíadas, medalha de ouro e o que, nas mesmas competições, tem sido medalha de prata. Trata-se, portanto, de estudar as diferenças entre as organizações líderes, chamadas de visionárias pelos autores, e as empresas de comparação, que também são boas empresas, com renome mundial, mas que não conseguem superar as visionárias.

   Os estudos de Collins & Porras não se aplicam somente a grandes empresas. Temos percebido que, no grande grupo de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), também é possível se identificar estas duas categorias de empresas. Até porque, a história destas grandes empresas citadas no livro começa da mesma forma: todas eram pequenas empresas (algumas, iniciaram em garagens) que, graças aos seus diferenciais, tornaram-se empresas globais. Para usarmos uma linguagem mais coloquial, vamos chamar as empresas visionárias de empresas excelentes e as de comparação, as boas empresas.

  • As boas empresas têm um líder. As empresas excelentes têm um líder e uma incrível habilidade de formar futuros líderes.
  • As boas empresas definem por escrito sua missão, visão e valores. As empresas excelentes gerenciam o cumprimento de sua missão, o alcance de sua visão e a prática habitual de seus valores.
  • As boas empresas têm planejamento. As empresas excelentes têm estratégias e gerenciam a eficácia das mesmas.
  • As boas empresas definem metas. As empresas excelentes gerenciam planos de ação capazes de atingir metas.
  • As boas empresas satisfazem seus clientes. As empresas excelentes inovam para conquistar clientes fiéis.
  • As boas empresas mantêm sua participação no mercado. As empresas excelentes aumentam a participação no mercado e buscam sempre novos mercados.
  • As boas empresas têm programas de responsabilidade social. As empresas excelentes entendem que sua maior responsabilidade social é com seus clientes, empregados, acionistas, comunidade e fornecedores.
  • As boas empresas cumprem a legislação ambiental. As empresas excelentes gerenciam seus impactos ambientais visando o desenvolvimento sustentável.
  • As boas empresas possuem bons sistemas de informações. As empresas excelentes possuem sistemas que transformam informação em conhecimento.
  • As boas empresas contratam consultorias para solucionar seus problemas. As empresas excelentes contratam consultorias para aprender a solucionar problemas.
  • As boas empresas motivam seus empregados com palestras. As empresas excelentes têm no seu sistema de trabalho a maior motivação de seus empregados.
  • As boas empresas dão treinamento para seus empregados. As empresas excelentes também educam seus empregados.
  • As boas empresas remuneram bem seus funcionários. As empresas excelentes geram desafios e dão suporte para que seus funcionários cresçam.
  • As boas empresas dão benefícios aos seus empregados. As empresas excelentes gerenciam a qualidade de vida de seus empregados.
  • As boas empresas controlam bem os seus processos. As empresas excelentes aprimoram constantemente os seus processos.
  • As boas empresas pagam suas contas em dia. As empresas excelentes são rentáveis.
  • As boas empresas podem durar bem uma geração. As empresas excelentes duram várias gerações.

Em qual dos dois grupos você quer ver a sua empresa?

Autor: Dr. Eng.º Marco Antonio Fernandes de Oliveira, Engenheiro Químico, com especialização em Gestão da Qualidade Total, acumulando 30 anos de atuação profissional destacada em indústrias de nossa região, estado e país. Doutor em Desenvolvimento Regional. Currículo Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/2710709343504094. Reconhecida qualificação e experiência nas áreas de gestão, qualidade, operações, finanças, inovação e meio ambiente.  Professor e pesquisador da UNISC no curso de Administração em nível de graduação, MBA e Mestrado. Atua profissionalmente há mais de 20 anos em gestão da qualidade / ISO 9001. Responsável técnico em mais de 40 certificações e re-certificações nos mais variados ramos de atividade.

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